Tudo sobre IPVA em 2025
IPVA é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, uma obrigação que os proprietários precisam estar sempre atentos.
Não estar com o IPVA 2025 em dia pode render multa, cobrança de juros e atrapalhar a regularização do veículo.
Isso porque é obrigatório estar com o IPVA totalmente quitado para solicitar e obter o licenciamento do veículo, que é um documento de porte obrigatório e que deve ser renovado anualmente junto ao Detran.
Além disso, o IPVA é um imposto importante para toda a população. O dinheiro arrecadado deve ser distribuído para a cidade onde o veículo foi emplacado e o governo do estado.
Esse dinheiro deve ser investido em melhorias das mais diversas para todos, em áreas como saúde, educação, transporte e também, claro, nas vias públicas como calçadas, ruas e estradas.
Quem arrecada e administra o arrecadado com o IPVA é um órgão conhecido como SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda), que possui regras, prazos e valores diferentes em cada estado do país.
Alíquota IPVA 2025
O valor do imposto não é o mesmo para todos os veículos do país, por isso é importante consultar IPVA 2025.
Isso porque o cálculo envolve o valor de mercado do veículo definido pela tabela FIPE (o que pode mudar de ano para ano, com valorização ou desvalorização) e uma alíquota definida pelo SEFAZ em cada estado.
Em geral, essa alíquota costuma variar entre 1% e 5%, a depender da categoria. Essa porcentagem é aplicada sobre o valor de mercado do veículo.
A alíquota pode variar de acordo com o tipo de veículo (carro de passeio, moto, caminhão, etc.). Em alguns estados, a alíquota também pode ser diferente para veículos a gasolina, diesel ou elétricos.
Como consultar IPVA 2025?
Pode parecer complicado, mas existe uma forma fácil e rápida de consultar IPVA 2025 do seu veículo sem burocracia, sem desperdiçar tempo e, o melhor de tudo, sem precisar ir até a sede do SEFAZ.
Aqui a consulta ao IPVA 2025 é feita de forma totalmente online, já que para serviços assim, a gente pode servir como um tipo de despachante.
Ao informar a placa do seu veículo no nosso site, o sistema vai avisá-lo se o IPVA do seu carro, da sua moto ou do seu caminhão estiver atrasado ou no tempo correto para pagamento do ano vigente.
Calendário IPVA 2025
O calendário do IPVA é definido e divulgado, com publicação oficial, pelo SEFAZ de cada unidade federativa sempre no final do ano anterior à cobrança.
No caso do IPVA 2025, as datas devem ser divulgadas nos últimos meses ou até dias de 2024.
Em geral, as datas não costumam ser as mesmas para todos os veículos, já que o calendário é, na maioria das vezes, escalonado pelo final da placa do veículo. Assim, o recolhimento costuma começar nos meses iniciais de 2025 e terminar em meados do ano.
Quando pagar IPVA 2025?
O SEFAZ de cada estado possui autonomia para definir as datas de quando pagar IPVA. O órgão também decide valores, isenções e prazos.
Mas, em geral, o calendário costuma ser dividido nos primeiros meses do ano pelo final da placa do veículo. E também pode variar com datas diferentes para cada categoria, como caminhões, ônibus, carros e motos, por isso faça uma consulta para não perder o prazo de pagamento do IPVA 2025.
Isenção do IPVA 2025
Em qualquer estado, quase todo proprietário de veículo automotor, incluindo carro, moto ou caminhão, deve pagar anualmente o IPVA.
Mas há algumas exceções (os chamados isentos), que são os casos de determinadas profissões e proprietários portadores de deficiência, por exemplo.
Em geral, a isenção pode não ser automática, devendo o proprietário do veículo se informar junto ao SEFAZ do estado onde o veículo está emplacado sobre como fazer a solicitação.
Veículos mais velhos também são isentos na maioria dos estados brasileiros, mas as regras variam de localidade para localidade.
- Acre: 20 anos da fabricação
- Alagoas: fabricados até 2000
- Amapá:10 anos da fabricação
- Amazonas: 15 anos da fabricação
- Bahia: 15 anos da fabricação
- Ceará: 15 anos da fabricação
- Distrito Federal: 15 anos da fabricação
- Espírito Santo: 15 anos da fabricação
- Goiás: 15 anos da fabricação
- Maranhão: 15 anos da fabricação
- Mato Grosso: 18 anos da fabricação
- Mato Grosso do Sul: 20 anos da fabricação
- Minas Gerais: não possui essa regra
- Pará: 15 anos da fabricação
- Paraíba: 15 anos da fabricação
- Paraná: 20 anos da fabricação
- Pernambuco: não possui essa regra
- Piauí: 15 anos da fabricação
- Rio de Janeiro: 15 anos da fabricação
- Rio Grande do Norte: 10 anos da fabricação
- Rio Grande do Sul: 20 anos da fabricação
- Rondônia:15 anos da fabricação
- Roraima: 15 anos da fabricação
- Santa Catarina: 30 anos da fabricação
- São Paulo:20 anos da fabricação
- Sergipe: 15 anos da fabricação
- Tocantins: 30 anos da fabricação
Em alguns lugares, a isenção pode ser automática após o veículo atingir a idade mínima. Em outros, pode ser necessário solicitar a isenção junto ao SEFAZ.
Em alguns casos, veículos de coleção também podem ter direito à isenção, mesmo que não tenham a idade mínima exigida para outros veículos.
Como pagar IPVA 2025?
É possível pagar o IPVA 2025 do seu veículo de forma totalmente online com a gente.
Para fazer isso, basta fazer uma consulta com a placa do veículo e o seu e-mail e seguir com o passo a passo a seguir.
- Digite sua placa e seu melhor e-mail
- Clique em "consulte e pague".
- Se o veículo da placa que você estiver consultando possuir o IPVA pendente ou outro débito para ser pago, ele aparecerá em uma nova tela.
- Aí, é só escolher a melhor forma de pagar o que estiver pendente. Seja licenciamento do ano ou atrasado, IPVA ou multa, são muitas as opções de pagamento facilitado: com o cartão de crédito em até 12 vezes, por PIX, Ticketlog ou voucher.
- Por fim, é só selecionar a opção desejada e pressionar "pagar agora".
Parcelar IPVA 2025
Se precisar parcelar seu IPVA, saiba que é possível parcelar IPVA 2025 em até 12 vezes no cartão de crédito.
Além de IPVA, ganhe tempo e alivie seu bolso pagando também licenciamento 2025 e multas (atrasadas ou ativas) direto na Zapay, num processo rápido e todo feito pela internet, sem nada de burocracia.
Com IPVA, licenciamento e multas em dia, você circula por qualquer via pública do país sem o risco de ter dor de cabeça com o SEFAZ ou autoridades de trânsito.